XXXIV - O fundo musical da 2ª Guerra
Foi na década de 1940 que a música se tornou, de fato, um produto de consumo em massa. Tanto na Europa quanto nos EUA, o rádio foi o maior responsável pelo acesso do povo, mesmo nas camadas mais pobres, à música. Agora, a música feita em um canto do país podia ser ouvia no outro, bastando ligar o rádio.
A música durante a Segunda Guerra Mundial tanto embalou e encorajou tropas no front, como acalentou familiares de soldados saudosos e moradores de regiões em combate. A música virou um bom negócio para gravadoras, empresários, produtores e também serviu de propaganda de guerra. A música se provou mais do que apenas entretenimento, ultrapassou o status de arte. Ganhou importância social, histórica e sociológica.
De canções populares ao dodecafonismo, todas fazem parte da história mundial.
"Lili Marlene" (1937)
Música para os dois lados
Baseada num poema alemão de 1915, e portanto do período da 1ª Guerra, "Lili Marlene" fala de separação, perda e incerteza quanto ao futuro. Ela ganhou versos adicionais em 1937 - e logo depois uma versão em inglês - e se tornou um hit dos dois lados: aliados e alemães cantavam a música.
Do lado alemão, a música começou a ser tocada na rádio da Iugoslávia, já invadida por Hitler, em 1941, para entreter os soldados. Logo, se espalhou por outras regiões sob domínio nazista. A França ocupada a teve como uma espécie de trilha sonora. Lá e em outros locais, a canção tocava nos alto falantes, em hospitais e nos acampamentos.
Um dos motivos para que "Lili Marlene" tocasse com tanta frequência é que nem sempre haviam muitas opções de discos em locais em combate. Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista, chegou a proibir a veiculação da música, mas mudou de ideia ao perceber que isso seria infrutífero já que os soldados gostavam demais da canção.
Os aliados também se afeiçoaram a ela, especialmente a 6ª Divisão Blindada, situada na África, que a adotou como 'música tema'. Em 1944, Marlene Dietrich gravou uma versão para a OSS (Office of Strategic Services), uma agência pré-CIA, para que fosse usada como propaganda. A música ganhou outras versões em inglês, espanhol e francês ao longo dos anos.
The Andrews Sister
A rádio oficial das Forças Armadas norte-americanas era ouvida por tropas em toda a Europa e norte da África. Algumas eram baladas românticas, que apelavam para o lado sentimental dos soldados, que sentiam falta da família e de casa. Outras, serviam para encorajá-los no front. Confira uma lista com alguns dos sucessos da época:
Ac-Cent-Tchu-Ate The Positive - 1944
Johnny Mercer
Don't Get Around Much Anymore (Never No Lament)
Duke Wellington & Orchestra
Ac-Cent-Tchu-Ate The Positive - 1944
Johnny Mercer
Don't Get Around Much Anymore (Never No Lament)
Duke Wellington & Orchestra
Algumas outras:
- "Waitin' For The Train To Come In", de Peggy Lee
- "I Wonder", de Louis Armstrong
- "(There'll Be Bluebirds Over) The White Cliffs of Dover", de Jimmy Dorsey
- "I'll Walk Alone", de Martha Tilton
- "Till Then", dos Mills Brothers
Após o ataque a Pearl Harbor, em dezembro de 1941, o compositor Frank Loesser, fez uma música para acalmar e dar esperanças ao povo norte-americano.
Chamou-se "Praise the Lord and Pass the Ammunition" (Louvado seja o Senhor e passe a munição) e era sobre um capelão dizendo a soldados sob ataque que deviam rezar pelo inimigo.
Ao longo dos anos várias histórias circularam sobre a origem da canção, que seria baseada em fatos reais. A canção ganhou muitas versões.
Por outro lado, os nazistas levavam o conceito de raça pura e superior muito a sério. A cultura era parte do programa do Terceiro Reich para uma Alemanha forte, que duraria 1.000 anos. Havia uma lista de compositores 'aprovados' pelo nazismo e outros tantos, proibidos.
Ludwig van Beethoven, Richard Wagner, Anton Bruckner, o cantor Hans Hotter (ouça abaixo) e o maestro Herbert von Karajan eram considerados alemães verdadeiros e puros.
Já músicos que tinham ascendência judia, obviamente, foram execrados por Hitler. Artistas comunistas e homossexuais também eram proibidos.
Para finalizar o post, uma dica:
A gravadora Albam Records lançou uma série de quatro álbuns com músicas da 2ª Guerra Mundial, chamada "The Blitz Years". Ao todo são 83 canções que têm como tema a Segunda Guerra Mundial. Elas estão divididas por temas/álbuns:
- Classic Big Band Sounds (Vol. 1)
- Classic Big Band Sounds (Vol. 2)
- Lighter Days
- Songs of Hope and Glory.
A coletânea traz artistas como Bing Crosby, Andrew Sisters, Johnny Mercer, Nat king Cole e Jimmy Dorsey. Todas estão liberadas para audição pela gravadora.
Abaixo uma pequena mostra:
Glenn Miller & Orquestra
Classic Big Band Sounds (Vol. 1)
Benny Goodman & Orquestra
Classic Big Band Sounds (Vol. 2)
Nat King Cole - Dia D
Lighter Days
Tommy Dorsey Orch & Frank Sinatra
Songs of Hope and Glory