quinta-feira, 24 de julho de 2014

Banda de heavy metal sueca homenageia a FEB na 2ª Guerra

A Força Expedicionária Brasileira teve participação na Segunda Guerra Mundial com o envio de mais de 20.000 homens que enfrentaram o poderoso exército alemão no norte da Itália.


A FEB fez uma campanha quase impecável principalmente por ter ido aos campos de batalha sem equipamentos nem treinamentos apropriados a não ser os que conseguiram do exército aliado, especialmente o americano, porém por algum motivo ela quase não é lembrada nos livros de história.



Batalha dos Guararapes, Guerra do Paraguai, FEB... São todos episódios da história brasileira que criam um sentimento de patriotismo e orgulho da nação... Uma pena que nenhum deles recebe o devido valor...

A música fala sobre três pracinhas da FEB que se viram diante de toda uma Companhia do exército alemão e não recuaram. Obviamente eles morreram, porém entraram para história como exemplo de bravura.

Enfim, aproveitem a música que os suecos do Sabaton fizeram:


com tradução da música "Smoking Snakes"


A letra homenageia todos os brasileiros que lutaram na Europa contra o nazi-fascismo e cita 3 heróis que preferiram morrer do que se render.

Trata-se dos 3 soldados, Geraldo Baêta da Cruz (28 anos, natural de Entre Rios de Minas), Arlindo Lúcio da Silva (25 Anos, de São João del Rey) e Geraldo Rodrigues de Souza (26 anos, de Rio Preto), que durante a tomada de Montese, na Itália, ficaram conhecidos como os “três heróis brasileiros”. 

Os pracinhas mineiros se tornaram um mito da FEB por não se renderem ao encontrarem de frente uma companhia alemã composta de aproximadamente 100 homens, dia 14 de abril de 1945, mesmo recebendo ordens claras para recuar. 

Mortos pelos soldados nazistas, foram homenageados pelos inimigos, tendo recebido um enterro cristão e uma inscrição diante de suas sepulturas, em alemão, que dizia: “Drei brasilianischen helden” (Aqui jazem três heróis brasileiros). 


Existe hoje no pátio do 11º Batalhão de Infantaria em São João Del Rey, ao qual pertenciam, um monumento que os reverencia.

Emocionante o refrão em português “Cobras fumantes, sua memória vive!”, “Cobras fumantes, eterna é a sua vitória!” e “Cobras fumantes, heróis do Século”. 

Blog do Giulio Sanmartini